sábado, 24 de maio de 2014

                                                           PLANO TÉCNICO

PROPOSTA: um instrumento que possibilita ter um roteiro de atividades e áreas que estão sendo desenvolvidas por plano.
OBJETIVO: auxiliar o professor de AEE  no planejamento das atividades mensal ou a longo prazo
.INSTRUMENTO:  ficha técnica -em: discriminação visual; orientação espacial; ordenação temporal; coordenação viso-motor; coordenação motora fina; síntese, análise; analise -síntese; discriminação auditiva; percepção figura e fundo. 
MATERIAL:  uma ficha  plastificada com as atividades que pretendem desenvolver;
CUSTO: 5 reais cada 
RESULTADO: espera-se ajudar tornar o trabalho mais dinâmico e avançar em cada etapa com mais visualização dos objetivos que estão sendo proposto.       

Exemplo de um modelo de ficha técnica:
                                          PLANO TÉCNICO – I                                                           
HABILIDADE: DISCRIMINAÇÃO VISUAL
OBJETIVOS: desenvolver as suas habilidades para a discriminação visual.
PROCEDIMENTOS:
 
ETAPA (1):
nComparar e diferenciar objetos (mesma figura com detalhes diferentes), como carros, flores, bolas, frutas, legumes e outros objetos;
n Identificar semelhanças e diferenças (letras e figuras geométricas);
nPreparação para fase da discriminação de símbolos abstratos: letras (vogais e consoantes), palavras (mesmas iniciais e tamanhos variados);
ETAPA (2):
nDistinguir semelhança e diferenças em tamanho, cor, forma, posição, detalhes internos e qualidades (1,2,3,4 até 8 diferenças).
nColocar em fila objetos-cor/forma/tamanhos –G/M/P (diferenças);
ETAPA (3)
nApontar a posição dos objetos – em pé ou deitado;
nCompletar objetos (quebra cabeça) (2, 3,4 a 10 partes);
nColocar em ordem crescente e decrescente
ETAPA (4)
nClassificar objeto ou gravuras – de animais por suas características;
n Comparar quantidade de matéria, massa e formatos (termo/termo);
n É mais fácil perceber diferenças do que aquilo que é semelhante.
Obs: SERIAÇÃO (1); CONCEITOS (2); CONSERVAÇÃO LÍQUIDO/MASSA/TERMOS (3)
 
INSTRUMENTO:
n  Revista de sete erros ou desenhos, letras e outras;
n  Pastas com figuras e letras diferentes e semelhantes;
n  Utilizar letras e números soltos (papel, madeiras e plásticos) ou pastas;
n   Livros ilustrativos e pedagógicos: trabalhos manuais (revistas, atividades por escrito e colagem);
n  Jogos pedagógicos (figuras, letras, objetos); materiais pedagógicos (tamanhos, formas etc);
n  Jogos de quebra-cabeça
TEMPO DE EXECUÇÃO:  o tempo do aluno e suas habilidades
RESULTADOS ESPERADOS: desenvolvimento das habilidades visuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário