PROPOSTA: um instrumento que possibilita ter um roteiro de atividades e áreas que estão sendo desenvolvidas por plano.
OBJETIVO: auxiliar o professor de AEE no planejamento das atividades mensal ou a longo prazo
.INSTRUMENTO: ficha técnica -em: discriminação visual; orientação espacial; ordenação temporal; coordenação viso-motor; coordenação motora fina; síntese, análise; analise -síntese; discriminação auditiva; percepção figura e fundo.
MATERIAL: uma ficha plastificada com as atividades que pretendem desenvolver;
CUSTO: 5 reais cada
RESULTADO: espera-se ajudar tornar o trabalho mais dinâmico e avançar em cada etapa com mais visualização dos objetivos que estão sendo proposto.
Exemplo de um modelo de ficha técnica:
PLANO TÉCNICO – I
|
HABILIDADE: DISCRIMINAÇÃO
VISUAL
|
OBJETIVOS: desenvolver as suas habilidades para a discriminação
visual.
|
PROCEDIMENTOS:
ETAPA (1):
nComparar e diferenciar objetos
(mesma figura com detalhes diferentes), como carros, flores, bolas, frutas,
legumes e outros objetos;
n Identificar semelhanças e
diferenças (letras e figuras geométricas);
nPreparação para fase da
discriminação de símbolos abstratos: letras (vogais e consoantes), palavras
(mesmas iniciais e tamanhos variados);
ETAPA (2):
nDistinguir semelhança e diferenças
em tamanho, cor, forma, posição, detalhes internos e qualidades (1,2,3,4 até
8 diferenças).
nColocar em fila objetos-cor/forma/tamanhos
–G/M/P (diferenças);
ETAPA (3)
nApontar a posição dos objetos – em
pé ou deitado;
nCompletar objetos (quebra cabeça)
(2, 3,4 a 10 partes);
nColocar em ordem crescente e
decrescente
ETAPA (4)
nClassificar objeto ou gravuras – de
animais por suas características;
n Comparar quantidade de matéria,
massa e formatos (termo/termo);
n É mais fácil perceber diferenças do
que aquilo que é semelhante.
Obs: SERIAÇÃO (1); CONCEITOS (2);
CONSERVAÇÃO LÍQUIDO/MASSA/TERMOS (3)
|
INSTRUMENTO:
n Revista de sete erros ou desenhos,
letras e outras;
n Pastas com figuras e letras
diferentes e semelhantes;
n Utilizar letras e números soltos
(papel, madeiras e plásticos) ou pastas;
n Livros ilustrativos e pedagógicos: trabalhos
manuais (revistas, atividades por escrito e colagem);
n
Jogos pedagógicos (figuras, letras, objetos); materiais pedagógicos
(tamanhos, formas etc);
n
Jogos de quebra-cabeça
|
TEMPO DE EXECUÇÃO: o tempo do aluno e suas habilidades
|
RESULTADOS
ESPERADOS: desenvolvimento das habilidades visuais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário